quarta-feira, 1 de junho de 2011

...Porque o tempo, o tempo não para...(Cazuza)

Chorinho, maxixe, samba-canção, bossa nova, rock nacional, sertanejo, pagode, rap, mangue beat...Muitos são os gêneros musicais que ouvimos diariamente. Você acompanha a história da música popular brasileira? Consegue lembrar as épocas em que as canções foram compostas, os autores, os títulos, os intérpretes? Quer conferir a capacidade de sua memória musical? Tente descobrir o que é verdadeiro(V) ou falso(F)nas afirmações abaixo:

1) Chiquinha Gonzaga(Rio de Janeiro, 17/10/1847-28/2/1935), compositora, instrumentista e regente. Personalidade feminina da história da música popular brasileira e uma das expressões da luta pelas liberdades no país. Autora da primeira canção carnavalesca(Ó abre alas), primeira pianista de choro, promotora da nacionalização musical, introdutora da música popular nos salões elegantes, fundadora da primeira sociedade protetora dos direitos autorais. Foi uma ativa participante do movimento pela abolição da escravatura, vendendo suas partituras de porta em porta a fim de angariar fundos para a Confederação Libertadora.

2) A palavra "festival" vem do latim "festivitas", que significa tanto "um dia de festa" como "uma maneira engenhosa de dizer". Os festivais da canção, que tiveram seu auge no fim dos anos 1960, foram eventos musicais que mobilizavam a população, que torcia -num clima de copa do mundo- pelo seu cantor e /ou música preferida. Por eles passaram compositores da grandeza de Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Milton Nascimento, Edu Lobo, Geraldo Vandré, Toquinho, Paulo César Pinheiro...

3) A história de Ary Barroso (Ubá, Minas Gerais, 7/11/1935-Rio de Janeiro, 9/2/1964) se confunde com a da música brasileira. Nascido em Minas Gerais, viveu no Rio de Janeiro, apaixonado pelo Nordeste, juntou suas influências em animadas crônicas da vida carioca, como nas músicas Camisa amarela, Morena boca de ouro, É luxo só, e belos sambas, como Na virada da montanha, Pra machucar meu coração, Caco velho, Risque e Folha morta. Considerado o inventor do samba-exaltação, com Brasil trigueiro:
[...]
Ah, ouve essas fontes murmurantes
Aonde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Ah, este Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil, Brasil.

4) A palavra "samba" é, provavelmente, originária da angolana "semba", um ritmo religioso, que significa "umbigada", por causa da forma como era dançada. Recebeu influências da modinha, do maxixe, e do lundu. No início do século XX, era um tipo de música que identificava as pessoas dos estratos mais humildes. Em 1917 o samba saiu das rodas de improvisações e criações conjuntas dos morros cariocas para ser alçado à condição de representante da música popular brasileira. Pelo telefone- composição de Ernesto dos Santos, o Donga, e Mauro de Almeida- foi o primeiro samba gravado no Brasil.

5)Bate outra vez com esperanças o meu coração/ Pois já vai terminando o verão, enfim/ Volto ao jardim com a certeza que devo chorar/ Pois bem sei que não queres voltar para mim/ Queixo-me às rosas, que bobagem/ As rosas não falam/ Simplesmente as rosas exalam/ O perfume que roubam de ti, ai/ Devias vir para ver os meus olhos tristonhos/ E quem sabe sonhavas os meus sonhos, por fim." Esses versos pertencem à canção O perfume da rosa, uma das mais belas e conhecidas composições de Angenor de Oliveira- Cartola (Rio de Janeiro, 11/10/1908-30/11/1980)-, um compositor de inquestionável destaque na história da música popular brasileira.

6) A bossa nova é um movimento da música popular brasileira que surgiu no final da década de 1950 na capital fluminense. De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar- intimista, leve, coloquial- e tocar samba. Anos depois, a bossa nova se tornaria um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, especialmente associado a João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antonio Carlos Jobim e Luiz Bonfá.

7) Pixinguinha, compositor, instrumentista e arranjador carioca (Rio de Janeiro, 23/4/1897-17/2/1973). Autor de clássicos da música popular. É um dos principais responsáveis pela popularização de instrumentos afro-brasileiros, como o tamborim, o agogô e a cuíca. Seu nome verdadeiro é Alfredo da Rocha Vianna Filho. Há duas versões sobre a origem do nome Pixinguinha: Pizidim("menino bom", no dialeto africano falado por sua avó)e Bexiguinha, apelido que ganhou na época que contraiu varíola. Carinhoso, uma de suas composições mais conhecidas- originalmente instrumental- recebeu letra de Carlos Aberto Ferreira Braga, conhecido como Braguinha ou João do Cavaquinho.

8) O funk carioca, diferentemente do norte-americano, é um tipo de música eletrônica originado nas favelas do Rio de Janeiro, com sua batida rápida e os vocais graves. O movimento funk ganhou grande apelo entre os grupos marginalizados, pois as músicas abordavam a violência e a pobreza das favelas, tratavam o cotidiano dos frequentadores dos bailes. O mangue beat (também grafado como mangue bit) é um movimento musical que surgiu no Brasil na década de 1990 em Recife e mistura ritmos regionais com rock, hip-hop, maracatu e música eletrônica. Essas são as novas tendências da música popular brasileira.

Um comentário: