sábado, 28 de novembro de 2009

A arte: formas e função (TP 2 – Unidade 7)


A arte está no nosso cotidiano. Com base nisso, proponho sempre aos meus alunos atividades de leitura, pois por intermédio da fantasia e do jogo, a arte é um convite à (re) interpretação do mundo. Por meio dela podemos reconhecer vozes que têm semelhança com a nossa, descobrir significados e desenvolver qualidades fundamentais para a construção de um cidadão.

Com o 7º ano da Escola Municipal Funchal não seria diferente. Levei alguns títulos para a sala de aula e deixei-os livres para a escolha do livro a ser lido, pois queria que encarassem isso como uma atividade prazerosa. Dentre as opções havia contos, peças de teatro, romances etc.

Disponibilizei um bom tempo para a leitura em casa, inclusive durante as férias de julho. Mas não era uma mera leitura, tinha um objetivo maior, na realidade encarei isso como um desafio. O que eu queria mesmo era propor uma resenha crítica, na qual eles avaliassem a obra que leram. Então, fiz uma adaptação do modelo de resenha acadêmica em forma de questões a serem respondidas sobre a obra lida.

Eis algumas questões:

1) Identificação da obra (autor, ano de publicação, etc.)

2) Apresentação (descrevendo em poucas linhas o assunto da obra)

3) Estrutura (quantidade de capítulos, presença do narrador, número de páginas do texto completo)

4) Conteúdo (resumo da obra)

5) Crítica (opinião própria)

6) Contribuição lexical (palavras que aprenderam com a leitura)

7) Recomendação da obra (propus uma espécie de “propaganda” dizendo de fato a qual público a obra se dirige, baseando-se na idade, perfil social etc.)

O trabalho que se destacou foi o da aluna Maiane, visto que foi a única que seguiu a risca os passos para a elaboração da resenha e ainda a fez como um texto, enquanto a maioria se limitou a reproduzir as questões e respondê-las, como num questionário.



“A Conspiração” é um livro da autora Majori Claro, que foi publicado no ano de 2004, e que tem como assunto a história de uma menina chamada Nina, que foi criada pelo pai, pois perdeu sua mãe após o seu nascimento. Ela tinha uma cachorrinha de rara inteligência e que possuía poderes telepáticos, com a missão de ser sua fada guardiã e protegê-la de todos os perigos. Em seguida, o pai perde o emprego e os três se mudam para a casa das tias, no interior. Para piorar a situação, seu primo Pedro desconfia que a própria mãe e as tias são bruxas e estão envolvidas numa estranha conspiração contra Nina e seu pai.

O livro é dividido em 15 capítulos, possui narrador e tem ao todo 88 páginas. Achei “A Conspiração” um livro muito interessante, nunca tinha lido algo assim. “A Conspiração” despertou minha curiosidade de um jeito inexplicável. A gente começa a ler e não quer mais parar. Através desse livro conheci novas palavras, como “abrupto” e “aturdido”.

“A Conspiração” é um livro voltado para o público infanto-juvenil. Experimente, leia-o e veja o poder que as palavras têm.


Nenhum comentário:

Postar um comentário