quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Descrevendo o objeto que mais gosto (TP3- Unidade 11)


Propus às turmas de 6ª série o seguinte jogo: Descrever um objeto escolhido pelo grupo oponente sem dizer o nome. Os membros de um mesmo grupo devem identificar o objeto pela descrição. Além da descrição física, vale dizer para que serve, onde geralmente é encontrado, etc.

Eles se divertiram a valer, não queriam mais parar de brincar. Ao final, cada aluno escreveu um texto descrevendo um objeto de grande valor pessoal. O desafio era dar o maior número de informações possíveis e só identificá-lo na última linha do texto.

A maioria descreveu artigos pessoais como celulares, ursos de pelúcia, mp3, caixinha de música, joias, diários etc. Somente as meninas participaram. Creio que deve ser difícil para os meninos adjetivarem tanto alguma coisa, visto que eles são mais objetivos, sem rodeios. Já as meninas... me surpreenderam com a capacidade de amarem tanto um objeto e valorizarem quem deu. Porém, o texto que mais me tocou foi da aluna Maiane (602).

Tenho um objeto que gosto muito. Ele me traz recordações que adoro. Quando olho para ele me vem no pensamento momentos que eu passei e que sempre vão ficar em minha memória, nunca esquecerei. Esse objeto me lembra a união com alguém muito especial pra mim. Essa pessoa é minha mãe e esse objeto é uma foto que eu tenho com ela, estávamos abraçadas e com muito amor. Guardo essa foto com carinho, pois é o objeto mais especial pra mim.

Um comentário: