quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O Ambiente Letrado (TP4- Unidade 13)


De acordo com a atividade proposta, foi feito primeiro um levantamento do conhecimento de mundo que os alunos do 7º ano (6ª série) tinham sobre o ambiente no qual vivem. Através desse bate-papo pude analisar a capacidade de observação deles.

Em seguida, passei uma tarefa de coleta de informações para cada grupo, sobre o ambiente letrado (casas, ruas, escolas, igrejas, jornais, trânsito, mensagens de caminhão etc.) no qual vivem.

Cada grupo colheu o máximo de informações possíveis e as colocou em cartazes, os quais puderam ser vistos por toda a escola, já que expomos nos corredores. O objetivo era refletir sobre as construções textuais, frases e termos utilizados, elementos verbais e não-verbais, bem como a pontuação.

Palavras como “Merry Christmas” e “Lan House” apareceram entre os achados, porém não foram difíceis de serem entendidas, visto que são palavras internalizadas(de uso corrente) em nossa língua.

Esse trabalho contribuiu para que eles pudessem aprimorar a escrita de palavras vistas no cotidiano, além de possibilitar o ensino da grafia correta de várias outras palavras que apresentavam distorções na escrita neste ambiente letrado.

Como o trabalho foi feito com alunos de uma escola de zona rural os achados mais comuns foram:

*nomes de sítios e fazendas

*igrejas evangélicas

*escolas e ônibus

*marcas de eletrodomésticos

*placas indicativas de lugares

Nenhum comentário:

Postar um comentário