quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Por que e para que perguntar? (TP4- Unidade 15)


Com base no título do texto de Ruth Rocha, “Admirável mundo louco”, pude levantar possíveis questões a serem abordadas, como:

· O que o título diz da obra?

Antes da leitura do texto os alunos da 601 e 602 disseram que poderia ser uma história:

1) da própria vida/sociedade;

2) de aventura/ação;

3) bonita e louca ao mesmo tempo;

4) do mundo virando de ponta-cabeça.

Depois de ouvir as hipóteses acima, fiz uma leitura em voz alta do texto e ouvi novamente o que eles tinham a dizer sobre o mesmo. Aqui vão algumas sugestões vagas e assistemáticas:

1) história de uma sociedade, do mundo, da maneira de viver, das cidades;

2) história de pessoas, apartamentos/casas, coisas que não conseguimos entender, fábricas que poluem.

Em seguida, distribuí o texto para que todos os alunos pudessem ler e sugeri que elaborassem 2(duas) perguntas sobre o texto para que outra dupla respondesse. Ao terminar essa parte, li algumas questões para a turma e propus um debate sobre as mesmas:

· As perguntas ajudavam a entender o texto?

· Eram claras?

· Ou não tinham nada a ver com o texto?

O objetivo era analisar os procedimentos que os alunos usam para ler, como eles “veem” o texto e o abordam em sua leitura particular.

Com isso, pude analisar que eles se detiveram, em sua maioria, a fazer perguntas que montassem um vocabulário do texto, bem como aspectos negativos, pessoais e informações superficiais do mesmo(título, autor etc.). Há uma dificuldade de leitura. Somente uma dupla pareceu fazer uma abordagem mais profunda do texto.

Algumas questões...

O que são freguetes?

Por que o lugar cheirava mal?

De onde vem o mal cheiro?

Como era chamando este lugar?

Quem é a autora do texto?

Qual o título do texto?

Por que esse título?

Você acha esse mundo louco?

Na sua opinião, a que se refere o texto?

Você gostaria de morar numa caixa pequena ou grande? Porquê?

O que são as nuvens escuras?

Por que a autora tem essa impressão da cidade?

O que a autora quis dizer quando escreveu “e quem disse que eles se entendem”?

Obs.: Todas as questões sugeridas foram respondidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário