quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Coerência Textual (TP5- Unidade 18)


Como já se sabe, o mundo textual é construído a partir de “pistas” textuais, em sintonia com a situação sociocomunicativa e o conhecimento partilhado entre os interlocutores.

Para provar isso, propus um quebra-cabeça com palavras que forme orações, ou seja, estruturas linguísticas coerentes, visto que os alunos de 6ª série (7º ano) estudam classes gramaticais e a organização das mesmas. Esta atividade ajudou a fixar alguns aspectos gramaticais.

Eles não encontraram dificuldade em organizar as “partes” num todo coerente, pois as frases não eram muito extensas e traziam, em sua maioria, a estrutura básica: sujeito, verbo, predicado.

Isso foi bom porque eles puderam exercitar as práticas de leitura observando a relação que a parte tem com o todo na busca de “pistas” de significação.

Exemplos:

· são-horas-que

· já-ônibus-saiu-terminal-do

· comi-lanche-com-ainda-a-Elisa-não

Nenhum comentário:

Postar um comentário