Como já se sabe, o mundo textual é construído a partir de “pistas” textuais, em sintonia com a situação sociocomunicativa e o conhecimento partilhado entre os interlocutores.
Para provar isso, propus um quebra-cabeça com palavras que forme orações, ou seja, estruturas linguísticas coerentes, visto que os alunos de 6ª série (7º ano) estudam classes gramaticais e a organização das mesmas. Esta atividade ajudou a fixar alguns aspectos gramaticais.
Eles não encontraram dificuldade em organizar as “partes” num todo coerente, pois as frases não eram muito extensas e traziam, em sua maioria, a estrutura básica: sujeito, verbo, predicado.
Isso foi bom porque eles puderam exercitar as práticas de leitura observando a relação que a parte tem com o todo na busca de “pistas” de significação.
Exemplos:
· são-horas-que
· já-ônibus-saiu-terminal-do
· comi-lanche-com-ainda-a-Elisa-não
Nenhum comentário:
Postar um comentário