quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A revisão e edição (TP6 - Unidade 23)

Planejei para a turma 602(6a. série) a atividade do avançando na prática da página 141. Para isso, li a transcrição de uma entrevista da Folhinha de São Paulo com crianças de 8 a 13 anos, sobre as gírias que usavam.
Eles amaram, quase não deixaram eu terminar de ler o texto, pois faziam inserções a toda hora com as gírias que usavam no momento.
Perguntei a eles como e quando as utilizavam, e a maioria disse que era no dia a dia, com amigos e familiares, em situações informais.
Em seguida, pedi para que formassem grupos de cinco alunos e criassem 3 perguntas sobre o uso de gírias, respondendo-as.
Ao término dessa parte, eles trocaram as produções para que o colega também pudesse ler e pedir explicações sobre as respostas dadas.
O objetivo era que cada um revisasse sua resposta e pergunta também, passando-as para um único suporte, neste caso, folha de papel ofício.
Achei engraçado o fato de alguns considerarem o uso de gírias com os pais inadequado na maioria das vezes.
Aqui vai a transcrição desta atividade de um grupo, formado por Elisa, Maiane, Gréis, Claudianas Almeida e Vicente.

1) Por que você usa gírias?

Porque é um jeito moderno de se comunicar com os amigos ou pessoas íntimas.

2) Cite exemplos de gírias que você usa no dia a dia.

"Assim enfraquece", "Peguei", "Fiquei rosa chiclete" etc.

3) Você usaria gírias com autoridades, assim como o presidente? Por quê?

Não, porque se eu fosse falar com o presidente iria usar uma linguagem formal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário