Visando o fenômeno linguístico de coesão sequencial que estabelece relações de encadeamento entre as partes do texto, ligando ideias ou informações, propus aos meus alunos de 6ª série a criação de uma história a partir de um tema/título dado. Neste caso, o tema era SUSPENSE.
Em seguida, distribuí papéis no tamanho de ¼ de uma folha de papel ofício.
Cada um deles escreveu uma resposta para cada uma das seguintes questões colocadas no quadro:
1) O que aconteceu?
2) Onde aconteceu?
3) Quando aconteceu?
4) Quem foram os envolvidos?
5) Qual foi o desfecho da história?
Coloquei as respostas dadas a cada pergunta em 5 sacos separados.
Cada aluno retirou, por sorteio, uma resposta de cada saco, e começou a descrever a história oralmente para os colegas de classe. O desafio era interligar cada um desses “pedaços” de história utilizando mecanismos de coesão, já que a história, muito provavelmente, estava bem diferente da 1ª fase da atividade.
Tinha de tudo: assalto, assassinato, fantasmas, monstros, e a cada momento a turma criava mais expectativa de saber como terminaria a história maluca. Eles amaram essa atividade, riram demais. Inclusive os personagens envolvidos, em muitos casos, eram eles mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário