Privilegiando o trabalho de experiência e observação, levei para a sala de aula textos de jornais de diversos gêneros para os alunos da 6ª série. Dividi a classe em grupos de 4 a 6 alunos, onde cada grupo era responsável por um determinado gênero escolhido por eles mesmos: Charge, Cartas ao leitor, Classificação Esportiva, Anúncio(propaganda), Anúncio Cultural, Previsão do Tempo, Crônicas e Artigo Jornalístico.
O objetivo era identificar as informações contidas nos textos, para isso coloquei no quadro algumas questões que deveriam ser respondidas de acordo com o texto proposto:
* Sobre o quê trata o texto?
* Qual é o objetivo dele?
* Como/Quais seriam os leitores que prestariam a atenção a essa parte do jornal?
Todos fizeram esta análise em conjunto e por escrito, com a minha orientação. Após esse momento os diversos textos circularam pela sala de aula para que todos pudessem acompanhar a exposição das análises produzidas pelos colegas.
O único gênero que não foi escolhido por nenhum grupo foi o de Crônicas. Creio que deve ter sido pela falta de interesse por uma leitura mais extensa, visto que era o qual, aparentemente, tomaria mais tempo para elaborar uma análise.
Esta charge aborda o problema do “cabide de emprego” que há na política (vide o formato no desenho do Planalto Central, em Brasília), com o objetivo de fazer uma crítica negativa à falta de vergonha dos políticos que lá estão. Os leitores que prestariam a atenção a essa parte do jornal seriam os que entendem ou gostam de política. (Alunos: Josimar, Wendell, Anderson, Emerson, Alcilan, Thiago Onório)
MUito boa esta atividade que você realizou com sua turma. Também gosto muito de trabalhar charge. Acho interessantíssimo o olhar crítico do chargista!!!! Antigamente, antes da net, tinha o hábito de recortar e colecionar charges e cartuns para usá-los em sala de aula em situações oportunas. Parabéns pelo seu trabalho!!!
ResponderExcluirBjs
Jaline