Como já estava trabalhando com os alunos da 6a. série(7o. ano) esta matéria, prefiro relatar uma atividade muito parecida com a proposta do avançando na prática da página 39.
Para introduzir o assunto trabalhei um texto publicitário sobre a Bienal do Livro. Em seguida, eles responderam a algumas perguntas interpretativas que levariam ao objetivo central do cartaz: comunicar a ideia(tese) através de argumentos:
1) A que público esse cartaz é dirigido?
2) Em que lugar ele poderia ser afixado?
3) Que frases, palavras ou expressões comprovam sua resposta anterior?
4) Releia esta frase: "É proibido cabular".
a- Qual o significado do verbo "cabular"?
b- A frase em questão expressa uma opinião sobre a Bienal do Livro. Que opinião o cartaz sugere sobre o evento?
c- Que razões o cartaz apresenta para ninguém "cabular" a Bienal?
d- A imagem ajuda a reforçar os pontos positivos da Bienal. Explique.
5) Qual é a intenção comunicativa desse cartaz?
Todos conseguiram atingir o objetivo juntamente à abordagem feita pela professora e com o apoio de dicionários também.
Outra sugestão seria a leitura de um artigo de opinião, onde através da interpretação vê-se claramente a tese e seus argumentos.
Opção de interpretação: "Dez razões para não 'colar' na escola!", disponível em:
estou na sexta série e amei isso estou estudando isso,xau serei sua seguidora
ResponderExcluireu sou da 6 serie A e estou começando a aprender esaa materia e estou com muitas duvidas
ResponderExcluirSenta no dedo e roda
ResponderExcluir